“Tenho-me esforçado por não rir das ações humanas, por não deplorá-las nem odiá-las, mas por compreendê-las.”
Bento de Espinosa. Filosofo

"rapadura é doce mas, no entanto, não é soft and crispy"

Francisco Bruza Espinosa , Desbravador da Bahia
"Olá Leitores, Muitissimo Boa Noite, Tarde ou Manhã. Vamos dar inicio a nosso teatro de palavras, Motivados pelo nada e patrocinados pelo tudo, inclusive por sua Tia."

Tenham um bom voo

Lucas Et Cetera Proa


Magalomania é um transtorno psicológico no qual o doente tem ilusões de ser Sidney Magal, em carne e osso!

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Genios de um Brasil

A formação de um gênio sempre incitou pesquisas, estudos, teses. A genialidade humana também me inspira. É visível como existem cérebros que emanam uma luz. Gauss. Gandhi. Keynes. Freud. Sem esses nomes, e suas contribuições, a humanidade não seria como conhecemos. Para os pessimistas; Acreditem seria muito pior. Sabemos, então, que necessitamos, queremos, clamamos por gênios.

Como nasce um gênio? Se for por simples acaso,vou sentar e esperar para ver algum mudar o Brasil. Não acredito nisso. Seria mais fácil. Mais Facial, superficial, dizer “É eles são mais sortudos.” “o universo conspira, contra a terra-onde-canta-o-sabiá.” “Não temos grandes gênios, poque Deus já nos deu uma grande natureza.” Assim ficamos fora da fila de distribuição aleatória do genialismo cósmico, em troca, ganhamos o tamanduá-bandeira.

Temos Gênios! Quem disse que não? Nossos grandes nomes. Todos, sem satirizar, a Nível dos já citados. Em inteligencia e artimanha matemática. Temos PC farias e Zélia Cardoso. No movimento Espiritual temos , Zé do Caixão, Inri-Cristo, e O movimento Racional. Economia. Daniel Dantas, e seus mega conglomerados do ramo da lavanderia. E os Médicos-nutricionistas que desenvolveram um leite mais barato para alimentar a população de baixa renda. Como ninguém havia pensado nisso. Leite e Soda Caustica. GENIAL.

Nossa dinâmica social de incentivos, nos conduz a uma visão de mundo míope, sem perspectiva. Nascemos e fomos criados nesse fatalismo carnavalesco. Onde,em nossas historias de ninar, o lobo-mal invadia e ocupava as casas dos três porquinhos. Onde a cigarra montou uma empresa fantasma, com fachada de gravadora, para desviar o dinheiro da rainha do formigueiro para o caixa dois no cupinzeiro vizinho. Onde a branca de neve, na verdade, era grileira de terras , não do bosque, mas duma reserva natural de pigmeus. O nosso papai noel é na verdade um sindicalista barbudo vestido de vermelho com uma estrela no peito. Assim o brasileiro tem uma visão a curto prazo de sucesso ,um imediatismo selvagem e canibalista. Qualquer busca de ética num meio comportamental que segue as hipóteses de racionalidade com uma lei extra. A Lei de Gérson. E essa lei não é em regime de medida provisoria. É em regime permanente. Não precisa ser gênio pra ver isso.


Em terra de Malandro, de estelionatário, de golpista quem é correto alem de cego,é bundão, mané, e, ainda por cima, fiscalizado pela receita federal.A culpa não é só do povo e dos seus costumes. É tudo parte de um sistema deplorável e nos encaminhou nessa espiral viciosa decrescente. Seria como se o contexto global nos mostrasse o buraco.... nos pulamos e cavamos, o fundo do poço não foi o bastante.


A nota de rodapé, que fica, é que o mundo não é determinista. Cada qual faz suas escolhas. Acreditando num ideal. Mesmo que esse ideal seja a falta de um. Gênios, ou não, escolhem, e, infelizmente, muito dos nossos escolheram, um caminho de curto prazo. Mas devemos nos gloriar dos tantos outros que seguiram em busca de algo melhor para seus descendentes. Abdicaram do individualismo brasileiro. E fizeram historia. Fizeram futuro.



Faça o Futuro!



DEIXE UM COMENTARIO COM UM GÊNIO BRASILEIRO.

Escreva o nome , e o que ele mudou no mundo.

3 comentários:

Francisco disse...

Só o mais obvio , Santos Dumont.

mademoiselle disse...

Reinaldo.

Mineirão.
A Massa a gritar:
GAAAAAAAAAAAAALOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!

Be disse...

Cara. Genial. Sydney Magal O.o

Postar um comentário